terça-feira, 25 de março de 2014

REGIMENTO ESCOLAR/2014

















REGIMENTO ESCOLAR


SUMÁRIO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO               
ENTIDADE MANTENEDORA: PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍBA
ENDEREÇO: NESTOR DE MOURA JARDIM, 111
FONE/FAX: 3480 60 56
CEP; 92500 000
CIDADE: GUAÍBA

ESTABELECIMENTO DE ENSINO: E.M.E.F. ANITA GARIBALDI
ENDEREÇO: MÁRIO FERNANDES DA CUNHA, 209
FONE: 3401 16 67
CEP; 92500 000
CIDADE: GUAÍBA

NATUREZA DO ATO RELATIVO AO ESTABELECIMENTO
ÓRGÃO EMISSOR
NÚMERO
DATA
DECRETO DE CRIAÇÃO
PREF. MUN. GUAÍBA
338
27/05/1980
PORT.FUNC.
SE
3953
15/02/85 D O 04/03/85
PARECER DE AUT. DE FUNC.1ª A 4ª SÉRIES
CEE
784
11/10/84
PARECER DE AUT. DE FUNC. 5ª SÉRIE
SE
00682
20/04/90 D.O. 04/05/90
PARECER DE AUT. DE FUNC.6ª SÉRIE
SE
285
20/02/92 D.O.09/03/92
PARECER DE AUT. DE FUNC.7ª E 8ª SÉRIES
CEED
459
26/01/94
DECRETO MUNICIPAL DE ALTERAÇÃO DE DESIGNAÇÃO
PREF. MUN. GUAÍBA
016
09/04/99

1. DA FILOSOFIA DO ESTABELECIMENTO

“Educando crítico e integrado no mundo”.

2. DAS FINALIDADES

A educação básica tem por finalidades o pleno desenvolvimento do educando, devendo assegurar-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, tornando-o crítico, construtivo, participativo e consciente de suas obrigações, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade e cooperação, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

3. DO OBJETIVO DO ESTABELECIMENTO

Proporcionar condições de mudanças para a melhoria na qualidade do ensino, visando tornar o educando mais solidário, autônomo, participativo e competente, de forma a interagir com o mundo que o cerca.

4. DOS OBJETIVOS DAS MODALIDADES DE ENSINO

    A Escola adota Regimento Único.

4.1 DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Anual e Seriado, visando à formação integral do educando.  O ensino fundamental tem como objetivos:
- Compreender-se como sujeito coletivo, autônomo, participativo, solidário, cooperativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, respeitando e fazendo-se respeitar, relacionando-se e exercendo a cidadania e a democracia.
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro.
- Desenvolver o auto conhecimento, a criatividade, a autoestima, a sensibilidade e a afetividade para agir com persistência na busca do conhecimento.
-Identificar e valorizar a multiculturalidade, patrimônio sócio-cultural, superando preconceitos de classe social, crença, raça, etnia, etc.
-Reconhecer-se integrante do ambiente, compreendendo a inter-relação entre seus elementos, enquanto co-participante do processo de melhoria de qualidade de vida, identificando-se como um ser em constante transformação.
-Compreender os fenômenos do mundo natural em diferentes espaços e tempos, buscando explicações científicas de forma significativa, avaliando as formações do ser histórico.
-Utilizar adequadamente as linguagens para expressar suas idéias, sentimentos e valores, bem como a Língua Portuguesa na forma oral e escrita nas interações sócio-comunicativas.
-Conhecer os fundamentos de uma Língua Estrangeira moderna como meio de iniciar-se na integração com o mundo.
- Valer-se do conhecimento da lógica da Matemática, interpretando e construindo em diferentes linguagens.
- Apropriar-se das inovações científicas / tecnológicas, fontes geradoras do conhecimento necessárias para a incorporação do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho.
- Conhecer no contexto internacional, o Brasil, o Rio Grande do Sul, o município e a família, nas dimensões histórica, social, espacial, política, material e cultural e, a partir do sentimento de pertencimento, fortalecer a identidade nacional.
- Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ensino Fundamental com inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais  nas séries e anos regulares, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados para apoiar, complementar, suplementar e em alguns casos substituir os serviços educacionais comuns, promovendo o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. São atendidos em turno inverso. Este atendimento acontece na Sala de Recursos Pedagógicos da Escola, conforme a proposta pedagógica e pelo profissional habilitado para esse fim.
Este trabalho é assessorado pela Secretaria Municipal de Educação e seu funcionamento é realizado na Escola em conjunto pela professora de apoio, da Sala de Recursos Pedagógicos (SRP) e Atendimento  Educacional Especializado    (  AEE) Orientação Educacional e Supervisão Escolar.

5 ORGANIZACÃO CURRICULAR


 Os planos de estudos do Ensino Fundamental são elaborados pelos professores em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, segundo a legislação vigente. A  Proposta Pedagógica da escola segue as orientações da Secretaria de Educação  e Supervisão Escolar .

    Os planos de trabalho são elaborados pelo professor em consonância com a Proposta Pedagógica da Escola e os Planos de Estudos.
Anual, visando a formação integral do educando.

6 REGIME DE MATRÍCULA

            O regime de matrícula é anual.

       A matrícula é realizada com a presença dos pais ou responsáveis, mediante documentação necessária. E para o ingresso no 1° ano, seguindo a idade mínima, conforme legislação, seis anos no inicio do ano letivo.


            Ensino fundamental de nove anos, crianças com seis anos completos, no início do ano letivo conforme Legislação vigente e determinação da mantenedora;

Mediante histórico escolar.

6.2.3 Sem Comprovação de Escolaridade

            Os alunos são matriculados, na forma da lei, após observação feita pela equipe pedagógica  é realizada a Adaptação Curricular, conforme a necessidade apresentada.

         Os alunos são agrupados de acordo com a proposta pedagógica, observando a inclusão e a legislação vigente, com vinte e cinco alunos nos Anos Iniciais, e em Anos Finais com trinta alunos. A Escola pode incluir até três alunos com necessidades especiais semelhantes por turma e ou dois alunos portadores de Necessidades Educativas especiais diferentes ,devendo ser admitida a lotação máxima de vinte alunos  nos anos iniciais e vinte e cinco alunos nos anos  finais  ,conforme legislação vigente.
         

7. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA


            No Ensino Fundamental por séries ou de nove anos alguns professores trabalham na tendência pedagógica Tradicional, dando ênfase na repetição de conceitos, predominando a autoridade do professor. Em alguns casos a idéia de ensino consiste em repassar os conhecimentos já estabelecidos. Porém buscamos através de estudos uma mudança metodológica, e esta é gradativa. Os professores estão trabalhando com projetos em vários momentos e procurando dar maior significação para os conteúdos, dando ênfase a aquisição de conhecimentos e o professor dirigente e facilitador da aprendizagem. Este é o caminho para a tendência progressista “Crítico Social dos Conteúdos”, e procuramos sempre uma melhor qualidade no ensino, qualificação profissional e principalmente a aprendizagem do aluno.

No Ensino Fundamental, a avaliação ocorre diariamente, mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com o objetivo de promoção para o ano seguinte. Consta nos diários de classe uma ficha avaliativa, com listagem dos alunos e seu processo de aprendizagem.
 A avaliação é informada, trimestralmente, por meio de Parecer de acompanhamento da aprendizagem, onde são salientado os objetivos trabalhados atingidos e os que necessitam de Recuperação Paralela, sendo a avaliação contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período, observando os avanços individuais e coletivos, em um processo dinâmico e não linear, de acordo com os critérios estabelecidos nos planos de trabalho dos professores, e estes baseados nos planos de estudos da Escola. No primeiro ano o parecer é feito de forma descritiva apresentando seu desenvolvimento e dificuldades.
Os instrumentos e os critérios de verificação da aprendizagem são de diferentes formas: orais, escritos, trabalhos qualitativos, testes objetivos e subjetivos e autoavaliação. Os critérios são elaborados através dos objetivos do trimestre referentes a cada Componente Curricular, onde o educando deve alcançar cinquenta por cento no mínimo, em cada objetivo, para aprovação. Estes Critérios  aparecem nos Cadernos de Registros dos professores.
 Os conteúdos trabalhado são baseados nos planos de estudo e registrados no plano de   trabalho, os quais constam nos cadernos de registros.
As dificuldades encontradas na aprendizagem do educando são destacadas nos pareceres  de acompanhamento da aprendizagem e Parecer Descritivo para o primeiro ano , inclusive as relacionadas aos conteúdos trabalhados. Não havendo retenção no 1º ao 2º ano, e do 2º ano para o 3º ano.

            Sendo ofertada aos educandos avaliação entre períodos, para os que não conseguiram aprovação durante o ano letivo.

7.3. AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
            Serão avaliados todos os setores que compõem a Escola.
O desempenho em relação aos seus objetivos ocorrerão da seguinte forma:
-Questionários ;
-Consulta aos alunos e pais nos momentos do conselho de classe;
-Reuniões avaliativas com professores, Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres e funcionários, pais e/ou responsáveis;
-Divulgação dos projetos em forma de cartazes, bilhetes, reuniões para que seja conhecido por todos integrantes da comunidade escolar.
-Após a consulta são emitidos boletins informativos dos resultados, para toda a comunidade escolar, bem como reuniões para redefinição dos objetivos aos quais a escola se propõe.

Os resultados da avaliação do processo de aprendizagem do aluno são comunicados trimestralmente aos seus responsáveis, através de um boletim, que contém o parecer de acompanhamento da  aprendizagem do educando, presenças e faltas.e Parecer descritivo para o primeiro ano.

A contestação dos resultados é realizada mediante requerimento por escrito feito pelo responsável do aluno e protocolado na Secretaria da Escola, no prazo de 48 horas após a divulgação dos resultados, cuja resposta é fornecida até o 5º dia útil, a contar da data do protocolo.     A contestação é baseada nos critérios referentes aos planos de estudos desta Escola.

          Conforme a avaliação recebida, são considerados conhecimentos já adquiridos, valorizando o processo de aprendizagem anterior. Realizando-se avaliações seguintes de acordo com os critérios do trimestre em andamento, seguindo o processo avaliativo da Escola.


 

          A transferência é dada mediante histórico escolar.

            Através de avaliação o aluno é classificado de acordo com o seu aproveitamento, baseado nos Planos de Estudos da escola.

7.8. PROGRESSÃO PARCIAL
        A Escola oferece ao educando de 6º ano ao 8º ano, que for reprovado em dois Componentes Curriculares.

            O aluno que vem transferido, sem escolarização ou de escola com modalidade diferente é submetido a entrevista, testes que são elaborados pelo professor da série, ano e/ou da disciplina e aplicados pelo supervisor escolar.
       A Reclassificação é baseada em conteúdos referentes aos planos de estudos desta Escola.

           Os alunos que ingressarem na Escola, mediante aproveitamento dos estudos realizados na Instituição anterior, sendo considerados com êxito os componentes Curriculares que obteve aprovação e, promovendo a Recuperação nos quais não obteve sucesso.

            A escola oferece Adaptação Curricular para todos os educandos .As atividades, de sala de aula, são direcionadas para as necessidades apresentadas, bem como o atendimento especializado, e de reforço pedagógico, quando disponibilizado os recursos humanos.

7.12.  AVANÇO
Após a identificação feita pela escola, o aluno é submetido a avaliação, nos primeiros quarenta dias do ano letivo, realizada pela equipe pedagógica da escola conforme o resultado possibilita seu avanço.

O controle da frequência é feito através de um caderno de registros que consta de listas com os nomes dos alunos matriculados no ano, onde é anotada a freqüência de cada aluno, na seguinte convenção: com um. (ponto) para os presentes e F para os ausentes. A exigência mínima de frequência para a promoção é de 75% do total das horas de efetivo trabalho desenvolvido.

A escola oferece aos alunos com frequência inferior a 75% do total de aulas dadas, estudos complementares em turno inverso. Esses estudos são presenciais com professor ou com a supervisão escolar, registradas as atividades realizadas, bem como as presenças e faltas. Os alunos que durante o trimestre começam a apresentar faltas consecutivas, os responsáveis são informados. Continuando a infrequência será preenchida a ficha do FICAI e encaminhado ao Conselho Tutelar.

7.15. DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR
A escola fornece aos alunos certificados, históricos escolares e atestados, com as especificações cabíveis.
        

 8.  DA DIREÇÃO


9. DA SUPERVISÃO ESCOLAR


10. DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


11. DO PROFESSOR

            É exercida pelo membro do Magistério Público Municipal, , considerando as atribuições específicas do Plano de Carreira- Lei Municipal 2.734/2011.

12. DOS FUNCIONÁRIOS


            É exercida por funcionário público municipal, , conforme legislação vigente. Lei Municipal  2837/2011.

É exercida por funcionário público municipal, conforme legislação vigente. Lei Municipal 2837/2011.

13. DO CONSELHO DE CLASSE

- Analisar dados, acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem;
- Definir estratégicas específicas a serem atingidos pela turma, tomando decisões necessárias quanto à recuperação e acompanhamento, conforme a realidade do aluno, sendo soberano em sua atuação, no que se refere a sua promoção ou retenção.
- Realizar o diagnóstico geral das necessidades educativas para uma melhor visão do aluno e de suas potencialidades e necessidades.
- Realizar um momento de reflexão conjunta e auto-avaliação, das possibilidades e dificuldades dos alunos e professores, buscando uma melhor qualidade do processo de ensino e aprendizagem, propondo encaminhamentos educacionais dos alunos que apresentam dificuldades.

- por alunos;

- por professores;
- pelo orientador educacional;
- pelo coordenador pedagógico;
- pelo corpo diretivo da escola;
-pais ou responsáveis.
O Conselho de Classe se reúne ao final de cada trimestre ou, quando assim se fizer necessário. O processo de conselho de classe realiza-se através da participação efetiva dos constituintes, adotando uma dinâmica construída no coletivo, visando os objetivos propostos.

 14. CONSELHO ESCOLAR


15. CIRCULO DE PAIS E MESTRES

O Círculo de Pais e Mestres é constituído pela Direção da Escola e representantes eleitos dos segmentos pais ou responsáveis e de professores.  Sendo Presidente (pai), vice-presidente (pai), primeiro secretário, um professor e segundo secretário, um pai, primeiro tesoureiro, um professor e segundo tesoureiro (pai). Tem função de integrar a comunidade, o poder público, a escola e a família, auxiliando a administração da escola, nas questões financeiras e promocionais.

16. DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS ESPECÍFICOS


            A escola oferece o Atendimento Educacional Especializado para alunos com Necessidades Educativas especiais e tem como função elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, em atendimento que complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas a autonomia na escola e fora dela.

             A escola dispõe de uma Sala de Recursos Pedagógicos, onde desenvolve atividades com alunos que apresentam Necessidades Educativas Especiais,bem como currículos específicos, possibilitando adaptações ás capacidades e motivações as pessoas a que se destina.

            A biblioteca da escola tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência, bem como a digitalização da mesma,conforme regulamento próprio.

            A escola possui Sala de Informática (PROINFO) voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar, possibilitando a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas de conteúdos e recursos multimídia e digitais.

17. CAMPO DE ESTÁGIO

A escola recebe estagiários da rede estadual e da rede privada, nos níveis médio e superior, mediante convênios firmados entre as mantenedoras.

18. ORDENAMENTO DO SISTEMA ESCOLAR


Elaborado pela Escola, em consonância com toda a comunidade escolar; pais, alunos, professores e funcionários, buscando a Escola desejada, baseada na realidade local, conforme orientação da mantenedora e aprovado  pelo Conselho Escolar .

  O Calendário Escolar é definido e encaminhado, anualmente, pela Secretaria Municipal de Educação em consonância com a legislação vigente, garantindo 800 horas E 200 dias letivos. A escola deverá adequá-lo as suas peculiaridades. Sendo aprovado pelo Conselho Escolar.

18.3. NORMAS DE CONVIVÊNCIA
No ato da matrícula e rematrícula, os pais e/ou responsáveis e o aluno tomam ciência das normas de convivência elaboradas pela comunidade escolar, equipe administrativa e pedagógica da escola. A escola entende o diálogo como principal via de conscientização e direitos e deveres, respeito mútuo e valorização da vida, sendo o principal instrumento de correção de atitudes inadequadas, levando o educando a reflexão, buscando mudanças de comportamento. A escola procurará promover o ajustamento dos educandos a sua comunidade, tornando-os cientes de seus direitos e deveres. Na repreensão à indisciplina, a unidade escolar adotará sempre o emprego de normas de convivência, procurando levar o educando a conscientização de que responsabilizar-se pela falta cometida já é um passo para evitá-la no futuro. Quando se fizer necessário usar das medidas educativas estas poderão basear-se nas seguintes sanções:

A equipe diretiva da escola aconselha o aluno a rever suas atitudes, quando:
Chegar atrasado à sala de aula,
O professor reclamar que não está participando das aulas;
Não portar material didático;
Não realizar as tarefas solicitadas.

A equipe diretiva da escola, através de registro em livro próprio, lavrará uma ata registrando o fato ocorrido, o qual também deverá ser informado aos pais em caso de aluno menor de idade, quando este:
Exceder o limite de três atrasos permitido no trimestre, tanto na chegada à escola quanto no retorno à sala de aula;
Apresentar atitude de indisciplina que perturbe o bom andamento da aula e atividades, bem como ausentar-se da sala sem autorização do professor (a);
Comparecer indevidamente vestido, como roupas curtas e/ou minis, decotadas e transparentes;
Realizar tarefas de outras disciplinas ou ocupar-se de outras atividades durante as aulas;
Desrespeitar os colegas, professores e funcionários;
Causar danos materiais à escola por motivos de indisciplina;
Falsificar assinaturas do responsável, professores e funcionários ou alterar documentos;
Escrever, rabiscar, desenhar e depredar bens móveis e imóveis;
Fazer uso de qualquer aparelho sonoro em sala de aula, (walkman, diskman, rádio, telefone celular, Pager, etc.), salvo quando for autorizado para apresentação de trabalho escolar.
Fazer uso de qualquer aparelho sonoro no pátio da escola em total desrespeito as demais colegas, funcionários, professores e direção.


A equipe diretiva da escola, através de registro em livro próprio, lavrará uma ata registrando o fato ocorrido com a presença do responsável pelo educando, a fim de que junto com a família se busque alternativa de solução;
O não comparecimento dos pais ou responsáveis será comunicado ao Conselho Tutelar.

Caso a situação se repita, ou dependendo da gravidade da mesma, o educando será afastado de um a três dias, devendo ser lavrada ata com a presença do responsável pelo aluno. Neste caso, serão organizadas estratégias pedagógicas para que não haja prejuízo na aprendizagem.

No caso de dano ao patrimônio escolar, será solicitado o ressarcimento do mesmo. Na impossibilidade, será acordada com a direção da escola, outra forma que compense o prejuízo. Caso não havendo ressarcimento e comprovado dano material, poderá a direção da Unidade de Ensino registrar boletim de ocorrência.
Os registros supramencionados dos fatos referidos serão assinados também pelas pessoas que apresentarem a queixa.
Caso o problema persista, serão comunicadas às entidades que auxiliam a formação do educando, tais como Conselho Tutelar e Ministério Público.
Ao aluno que passar por todas as medidas pedagógicas e apresentar o mesmo comportamento, será encaminhado a outra Unidade escolar sem prejuízo aos duzentos dias letivos a que tem direito.
Cabe ao Conselho Escolar articular, avaliar e deliberar sobre as normas de convivência.

Os pais, responsáveis ou o aluno, poderão interpor por escrito, recurso a Direção para revisão, no prazo máximo de quarenta e oito horas após a cientificação da medida aplicada.

19. SÃO DIREITOS DO ALUNO

Participar da ação educativa inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana;
Conhecer o Regimento Escolar, solicitando, sempre que necessário, informações sobre o mesmo;
Ser informado no início das atividades escolares a respeito das disciplinações referentes ao sistema de avaliação adotado pela escola;
Buscar ajuda e orientação junto aos respectivos professores, orientadores e direção, quando apresentar dificuldades;
Manifestar suas queixas e reclamações a quem de direito;
Solicitar esclarecimentos, oralmente ou por escrito, sobre o resultado ou revisão de critérios, dentro do prazo estabelecido pela escola;
Ser respeitado em sua individualidade;
Valer-se de salas e serviços oferecidos pela escola, desde que haja disponibilidade de espaço e recursos humanos para acompanhamento;
Estabelecer diálogo franco e aberto com a Direção e professores para possíveis esclarecimentos e enriquecimento, mútuo;
Justificar faltas dentro do prazo estabelecido;
Participar e votar nos processos eletivos escolares;
Participar e organizar entidades estudantis.

20. SÃO  DEVERES DO ALUNO

Respeitar e cumprir as normas Regimentais da Escola;
Colaborar com os professores e demais funcionários da escola, tratando-os com respeito;
Manter assiduidade e pontualidade às aulas, trabalhos escolares e atividades curriculares e extracurriculares;
Possuir o material escolar mínimo necessário para as aulas do dia, conservando-o em ordem;
Zelar pelos livros retirados na Biblioteca, devolvendo-os no devido tempo;
Zelar pela conservação do prédio, mobiliário e equipamento, responsabilizando-se pelos danos causados, individualmente ou em grupo;
Ter adequado comportamento social, para manter o bom nome da Escola;
Tratar com cordialidade e respeito à direção, professores, funcionários e colegas, respeitando-os assim como seus objetos pessoais;
Informar aos pais sobre as comunicações da escola;
Apresentar, no período máximo de 48 horas, uma justificativa por escrito ou atestado médico, que comprove sua falta ao Estabelecimento de Ensino;
Participar plena e ativamente, no amplo processo de educação e ensino que o estabelecimento mantém e desenvolve;
Cumprir as determinações da Direção, dos professores e dos funcionários, nas respectivas competências;
Observar os preceitos de higiene pessoal;
Comparecer ás reuniões designadas, quando convocado;
Comparecer ao ambiente escolar com roupas adequadas, preferencialmente, uniforme.

21. AO ALUNO É VEDADO

Ausentar-se do estabelecimento sem especial licença da direção;
Retirar-se das aulas, antes do horário regulamentar o que será permitido apenas por doença ou motivos graves, mediante pedido por escrito feito à Direção, pelos pais ou responsáveis;
Trazer para escola, livros, revistas, rádios, gravadores, telefone ou qualquer material estranho às atividades escolares, exceto em casos justificados e autorizados previamente;
Utilizar-se de meios fraudulentos na realização das avaliações (provas) e outras atividades escolares;
Permanecer fora da sala durante as aulas, sem a devida licença;
Frequentar a escola vestindo roupas inadequadas ao ambiente escolar;
Desrespeitar as instruções disciplinares e deixar de cumprir seus encargos escolares;
Ocupar-se durante as aulas com qualquer atividade estranha às mesmas;
Entrar e sair das aulas sem a permissão do professor, assim como nas aulas no pátio e/ou em outro local fora da sala (auditório, quadra, biblioteca);
Ausentar-se das atividades curriculares sem a devida licença do diretor ou seu representante legal;
Usar, sem a devida autorização, o nome da escola para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção;
Portar, introduzir e fazer uso de armas, objetos perigosos, tóxicos e bebidas alcoólicas, cigarros, bem como praticar jogos não educativos;
Perturbar os trabalhos escolares, promovendo distúrbios ou algazarras nas imediações do Estabelecimento ou sala de aula;
Comparecer à escola quando estiver com alguma doença infecto contagiosa.


22. CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos em conjunto com o Conselho Escolar e em casos especiais encaminhados para a Secretaria Municipal de Educação.




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