PROJETO
EDUCAR
COM
TECNOLOGIA
NO
LABORATÓRIO
DE
INFORMÁTICA
Escola:
E.M.E.F.
ANITA
GARIBALDI
/GUAÍBA/RS
Professora
Responsável:
Inêz
Kepler
ANO:
2016
“Seu trabalho vai preencher boa parte da sua vida e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.”
Steve
Jobs
Tema:
-
Inclusão
digital,
capacitação
aluno monitor,
Informática
Educacional.
Justificativa
Tendo
em
vista
o
atual
momento
é
de
extrema importância
termos
em
nossas
escolas
alunos
melhores
preparados
quanto
ao
uso
das
tecnologias,
cada
vez
mais
atualizadas. A escola
precisa
buscar aperfeiçoar
os
conhecimentos
digitais
dos
alunos.
Mas
os
recursos
de
inter-relações
com
as
tecnologias
digitais
cada
vez
mais
inovadores
leva
a
necessidade
de
atualizações
para
tornar
as
pessoas
melhor
preparadas. A informática
na
educação,
traz
mudança
significativa
na
forma
de
refletir,
ordenar,
organizar
e
de
trabalhar.
Com
esta
preocupação
e
com
um
interesse
de
melhor
atender
aos
alunos,
justifica-se
este
projeto
de
preparar
monitores
para
o
trabalho
que
será
desenvolvido durante
o
ano
com
todas
as
turmas,
com
a
participação
de
um
grupo
de
alunos monitores que
serão
orientados
pela
professora
responsável
pelo
lab
de
informática
.
Sendo
que
será
feito
reunião
inicial
com
os
responsáveis
dos
alunos
selecionados
,
onde
irão
conhecer
todo
o
projeto
e
receberão
ficha
de
autorização
para
permissão
da
participação
de
seus
filhos.
Objetivo
Geral
Montar
uma
equipe
de
15
alunos
dos
anos
finais,
por turno,
que
serão
alunos monitores,
que
irão
participar
do
projeto
e
auxiliar
durante
o
ano
com
as
turmas
da
escola,no
lab.
de
informática;
Apresentar
as
mídias
digitais
como
um
recurso
que
pode
e
deve
ser
incorporado
na
prática
educativa
para
o
grupo
de
alunos
que
serão
monitores
;
Objetivos
Específicos
Explorar
com
o
grupo
de
alunos
monitores
diversos
programas
e
aplicativos
para
serem
trabalhados
com
o
restante
dos
alunos
da
escola;
Democratizar
o
acesso
aos
meios
de
comunicação
moderna,
incentivando
o
desenvolvimento
dos
processos
cognitivos,
sociais
e
afetivos.
Dinamizar
a
utilização
do
laboratório
de
informática
como
ferramenta
pedagógica
no
processo
de
ensino-aprendizagem,
dando
suporte
aos
alunos monitores nos
projetos
pedagógicos
de
nossa
escola;
Possibilitar
o
acesso
dos
alunos
às
novas
tecnologias
da
informação
como
forma
de
inclusão
social;
Utilizar
o
computador
como
uma
ferramenta
de
ensino
e
aprendizagem
para
os
alunos;
Buscar
aguçar
o
sentido
de
necessidade
do
trabalho
cooperativo
entre
'alunos
e
alunos”;
Contribuir
positivamente
e
educativamente
para
uma
inclusão
digital
por
parte
dos
alunos
e
também
para
auxilio
aos
professores.
Diversificar
as
formas
de
construção
da
aprendizagem
e
do
conhecimento,
mostrando
perspectivas
para
a
construção
do
conhecimento,
a
partir
de
questões
reais;
Possibilitar
a
experiência
da
vivência
crítica,
cooperação,
solidariedade,
participação
e
criativa
do
grupo
de
alunos monitores;
Ajuda
a
desenvolver
as
capacidades
de
observação,
reflexão
e
criação.
Metodologia:
A
metodologia
a
ser
utilizada
será
realizada
através
de
aulas
semanais
(2h
em
dia
a
ser
combinado)
,
para
um
grupo
de
doze
alunos
selecionados
dos
anos
finais
,
sendo
6
alunos
do
turno
da
manhã
e
6
do
turno
da
tarde,
que
irão
ser
os
alunos monitores.
O
estudo
de
temas
serão
realizados
uma
vez
por
semana
durante
todo
o
ano,
com
maior
riqueza
de
detalhes
e
aprofundamento
dos
diversos
programas
que
constam
no
linux
educacional
e
no
Windows,
bem
como
edição
de
vídeos. Sendo que
eles
irão
através
destas
aulas
auxiliar
no
lab.
de
informática,
conforme
suas
disponibilidades,
buscando
a
participação
de
todos
no
projeto,
levando-os
a
colocarem
em
práticas
os
conhecimentos
adquiridos.
Serão
feitas
reuniões
mensais
para
reflexão
sobre
os
estudos
e
avaliação quanto
ao
trabalho
desenvolvido.
Durante
o
ano
letivo
serão
oferecidas
aos
docentes
oficinas,
sobre
estas
novas
tecnologias,
para
que
possam
refletir
e
encontrar
meios
de
incorporá-la
a
sua
aula
como
uma
ferramenta
pedagógica.
Auxilio
das
edições
de
vídeos
que
serão
realizados
durante
o
ano
letivo,
com
diversos
professores
e
para
o
festival
de
vídeo
de
Guaíba.
Os
aluno monitores ao
final
do
ano
irão
receber
certificação de
participação
(
frequência no
mínimo
de
75%).
Recursos
necessários:
Recursos
humanos:
Professora de informática. Professores da turmas
Professora de informática. Professores da turmas
Alunos
Monitores
.
Recursos
materiais:
*Computadores para que possa atender grupo .
*Softwares e programas educativos.
*Impressora para que os trabalhos dos alunos sejam impressos
*Livros relacionados à prática da informática educativa para que os professores possam estar se atualizando.
*Máquina fotográfica digital para fotografar as atividades realizadas na escola e para passagem destas fotos para sites e blogs
*Computadores para que possa atender grupo .
*Softwares e programas educativos.
*Impressora para que os trabalhos dos alunos sejam impressos
*Livros relacionados à prática da informática educativa para que os professores possam estar se atualizando.
*Máquina fotográfica digital para fotografar as atividades realizadas na escola e para passagem destas fotos para sites e blogs
Obs.:
Os
alunos
serão
escolhidos
pela
direção,
professora
do
laboratório
decinformatica
e
serviço
de
orientação
da
escola,
atendendo
os
seguintes
requisitos:
Ser
comunicativo,
envolvido
com
a
dinâmica
das
atividades
da
escola,
demonstre
interesse
de
participar
do
curso
e
ser
posteriormente
aluno
monitor.
Será
feito
uma
camiseta
para
cada
monitor,
paara
sua
melhor
identificação.
Avaliação
Ao
final
do
projeto
será
realizada
uma
reunião
com
a
participação
dos
professores,
direção
e
demais
profissionais
envolvidos
neste
processo
para
avaliação
dos
trabalhos
realizados
durante
o
ano
letivo
para
avaliar
se
os
objetivos
foram
alcançados
com
os
alunos
que
participaram
do
projeto
aluno
monitor
.
Se
foram
adquiridas
competências
para
assessorar
os
colegas
e
os
professores
em
atividades
no
laboratório
de
informática
e
o
desenvolvendo
de
atitudes
de
cooperação
e
interação
entre
colegas
e
com
os
professores.
ATIVIDADES
QUE
SERÃO
DESENVOLVIDAS:
- Exploração dos programas educacionais(jogos pedagógicos) do linux edcuacional 4.0;
- Conhecer e saber usar as ferramentas de produtividades: writer, impress e calc;
- Explorar os editores de vídeos: do linux e windows;
- Fotografia e o Cinema( palestra com João Lucas Curtinovi )
- Conhecer e explorar o scratch;
- Utilizar de forma prática o programa de audio Audacity
- Aprender a usar ligar e desligar corretamente os computadores
- Conhecer e saber explicar o programa HQ;
- Ensinar a abrir , salvar e imprimir arquivos;
- outros assuntos conforme o progresso dos grupos, que serão acrescentados abaixo, se for possível.
RELAÇÃO
DOS
ALUNOS
MONITORES
manhã
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RELAÇÃO
DOS
ALUNOS
MONITORES
/tarde
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Algumas fotos que foram tiradas durante as primeiras aulas:
até breve.